O programa que promoverá o desenvolvimento de tecnologias e a aceleração de negócios de materiais avançados e minerais estratégicos.

O Desafio Nacional Granioter-MCTI é um programa de pré-aceleração para desenvolvimento de tecnologias nas áreas de materiais avançados e minerais estratégicos

O programa visa promover o desenvolvimento de soluções inovadoras através de uma abordagem colaborativa. A metodologia aplicada conecta empreendedores, pesquisadores e profissionais do ecossistema de inovação tecnológica com problemas reais do mercado de materiais avançados e minerais estratégicos.

Podem participar do programa:

Alunos de graduação/pós graduação | Mestres e doutores | Professores | Empresas e Startups

 

Etapa 1 – Prospecção
Fase de submissão, avaliação preliminar e entrevistas. Nesta etapa serão selecionados até 20 projetos com potencial de alto impacto; 

Etapa 2 – Pré-aceleração
Diagnóstico da tecnologia e da equipe, avaliação do mercado, do nível de maturidade e definição do modelo de negócios. Nessa etapa acontecem as mentorias, palestras e apresentação de conteúdo.

Etapa 3 – Aceleração
Validação das soluções tecnológicas, desenvolvimento da Prova de Conceito (POC) e estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE).

Etapa 4 – Incorporação ao portfólio Granioter-MCTI
Algumas equipes finais serão selecionadas para compor o portfólio do Granioter-MCTI, com acesso a infraestrutura, lista de parceiros e mentoria especializada em escalonamento ofertada pelo Escalab. Acontece também a prospecção de recursos econômicos que possam alavancar o desenvolvimento da tecnologia.

 

O que o Desafio Nacional Granioter – MCTI oferta para você:

 

  • Mentorias semanais por equipe híbrida técnico-gerencial;
  • Desenvolvimento de novos negócios;
  • Interação com o ecossistema de inovação;​
  • Parcerias com empresas estratégicas;
  • Eventos presenciais para impulsionar a conexão entre as empresas parceiras e as equipes participantes do programa;
  • Acesso à conteúdos exclusivos;
  • Conexão entre indústria e universidade;​
  • Competência técnica especializada em materiais avançados e minerais estratégicos;
  • Suporte no desenvolvimento e escalonamento da solução tecnológica;
  • Possibilidade de incorporação ao portfólio Granioter-MCTI;

ETAPA

DATA

Início da submissão de propostas on-line 25/03/2024
Fim das inscrições. Análise e seleção dos projetos 20/05/2024
Divulgação dos resultados (seleção de até 20 projetos) 04/06/2024
Etapa de Diagnóstico e Pré-Aceleração  Junho a Agosto
Demoday 1 – Rio Innovation Week 16/08/2024
Etapa de Aceleração  Agosto a Dezembro
Demoday Final – Granioter Meeting 2024 06/12/2024
Encerramento  Dezembro 2024
Incorporação ao portfólio Granioter-MCTI 2025

 

 

Regulamento Desafio Nacional Granioter

Disponibilizado em 25/03/2024

 

 

cases passados

SUMMIT

O Escale-se Summit é um Programa de Inovação Aberta proposto em um edital de fomento à inovação da FAPEMIG com o objetivo de desenvolver o ecossistema de inovação e sustentabilidade em Minas Gerais. Sustentado nos pilares de ESG e Hard-Science, o programa mapeou e desenvolve soluções tecnológicas de todo o país para conectá-las aos desafios das indústrias e gerar novos negócios.

“O programa nos ensinou a ter um olhar mais crítico para nossa tecnologia, entendendo o que o mercado espera receber, quais informações são relevantes para convencê-los acreditar no potencial e adquirir a tecnologia. Mas muito além disso, as ferramentas e metodologias apresentadas, nos deixaram mais confiantes e aptos para desenvolver e escalonar novas tecnologias.”  Feprem – Equipe participante do programa

Desafio de ideias

Durante o XXI Brazil MRS Meeting 2023, o Granioter conduziu o Desafio de Ideias, no qual duas empresas parceiras apresentaram desafios tecnológicos enfrentados em seu cotidiano. A empresa Zextec propôs o “desenvolvimento de um processo de adição de Grafeno em materiais cimentícios” e a Ionic Technologies propôs a “remoção dos elementos de terras raras de imãs de equipamentos em fim de vida útil. ”

Os participantes foram desafiados a conceber soluções inovadoras centradas em materiais avançados. A viabilidade de suas ideias foram validadas além do caráter técnico/científico. As empresas permanecem em contato com os ganhadores para colaboração no desenvolvimento e implementação de seus projetos.

Linhas temáticas

Materiais Avançados

Compreende tecnologias e inovações relacionadas a materiais com propriedades excepcionais, como resistência, leveza, condutividade térmica e elétrica, além de características avançadas de processamento e produção.

Isso inclui, mas não se limita a nanomateriais, materiais compósitos, materiais inteligentes, polímeros avançados, biomateriais, entre outros.

Minerais Estratégicos

Engloba tecnologias voltadas para o processamento, transformação e utilização sustentável de minerais estratégicos para a indústria moderna, a exemplo de nióbio, lítio e principalmente os elementos terras raras. Isso pode abranger desde desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis até métodos inovadores de reciclagem e reutilização de minerais críticos para setores como eletrônica, energia, baterias, construção, entre outros.

Temáticas específicas

Serão considerados prioritários as propostas que se enquadrem em uma das temáticas específicas descritas a seguir (sem prejuízo a participação de qualquer proposta que se enquadre nas temáticas gerais de materiais avançados e minerais estratégicos)

1) Processamento de minerais estratégicos;
2) Materiais avançados para transformação energética, como os materiais magnéticos baseados em Elementos de Terras Raras (ETRs) e materiais avançados para baterias;
3) Nanocarbono e Materiais 2D para a indústria;
4) Materiais avançados para manufatura aditiva;
5) Engenharia de superfície e corrosão;
6) Materiais e processos que promovam a descarbonização.

Inscrever-se agora

Executores:

Patrocínio:

Dúvidas ou sugestões?
Fale conosco!

2 + 1 =