Autonomia dos colaboradores é uma vantagem
O Escalab, como toda nova iniciativa, passa por vários estágios de maturidade de desenvolvimento do modelo de negócios, estratégias de mercado e da metodologia aplicada. À medida que os projetos com indústrias e com pesquisadores das principais universidades do Brasil começaram a se concretizar, a complexidade de gestão da equipe avança de forma exponencial.
Em 12 meses, passamos de 5 colaboradores para mais de 30!! Foram criados os setores de comunicação, RH e comercial para dar suporte aos setores técnicos de execução de projetos. O Escalab possui hoje 9 setores, são eles:
- Gestão estratégica
- Comercial
- Comunicação
- RH
- Gestão de projetos
- P&D
- Escalonamento
- Viabilidade de projetos
- Empreendedorismo e negócios
Essa mudança provocou uma grande reorganização interna. A presença de muitos projetos, colaboradores e responsabilidades implica em um processo de gestão muito bem implementado para evitar problemas comuns como:
- Desalinhamento de equipe
- Atrasos em cronogramas
- Sobrecarga de atividades
- Entregas com baixa qualidade
- Distanciamento das estratégias centrais da iniciativa
- Desmotivações internas
O primeiro passo de qualquer organização é definir qual o perfil de gestão será implementado. Essa decisão é super importante pois irá ditar a forma de trabalho dali para a frente. Existem diversas formas de guiar uma gestão e a escolha deve estar diretamente relacionada com os valores da empresa e posicionamento (interno e externo) da marca.
Nosso time é guiado por alguns valores e os principais são: autonomia e liderança. Isso implica em capacitar os funcionários para tomada de decisões diárias, de forma colaborativa, e incentivar a equipe a consultar a gestão sobre questões mais importantes e que apresentam maiores riscos.
Assim, o nosso processo interno é de gestão horizontal. Bom, esse formato pode apresentar confusões entre os papéis e funções de cada um. A transição entre os setores também é comum nesse caso, já que todos acompanham grande parte dos processos e ajudam nas tomadas de decisão. Aqui no Escalab, olhamos para esse risco como um motivador para criarmos iniciativas internas que valorizem as competências multidisciplinares e complementares adquiridas por todo o time durante os projetos.
Em 2021, algumas iniciativas já estão à disposição dos nossos colaboradores:
- Plano de carreira – Planejamento de crescimento interno
- Escalab School – Programa de capacitações interno para os colaboradores
- Escalab Day – momento mensal com todos os colaboradores para discussões internas, atividades extras (de preferencia ao ar livre) e happy hour.
Essas iniciativas ajudam a resolver um problema fundamental em qualquer novo negócio: equipe.
A importância do RH
O setor de RH é fundamental para apoiar a gestão a criar essas alternativas e monitorar não apenas o desempenho dos colaboradores, mas também o perfil da equipe que está se formando, a diversidade, competências faltantes, problemas e percepções que estejam desalinhadas com a missão e valores do Escalab.
Um dos pontos críticos que enfrentamos foi o desconhecimento da equipe com os novos setores criados e como eles podiam interagir e resolver problemas de forma conjunta. Esse dado foi mapeado pelo RH e fizemos uma ação de integração.
Captar projetos, negociar com indústrias, realizar entregas claras e bem definidas, cumprir cronograma, diminuir riscos e todas as ações que envolvem resolver um problema através de um bom produto vendido para a persona certa dependem exclusivamente de um bom time.
Uma boa equipe, motivada, capacitada e bem paga (rs) é capaz de engajar nos projetos mais desafiadores e inovadores possíveis e resolver qualquer problema!
Como funciona na prática
A partir de um planejamento anual com metas e métricas definidas pelos líderes de cada área, as atividades são distribuídas de 3 em 3 meses. No início de cada trimestre são apresentados os resultados obtidos e as ações do trimestre seguinte definidas. Os colaboradores líderes possuem uma planilha conjunta que deve ser preenchida no início do trimestre com os objetivos, atividades, riscos, recursos necessários e metas a serem cumpridas. Os resultados são avaliados em reuniões semanais especiais durante o período citado e ao final do terceiro mês com uma avaliação crítica geral.
Buscamos uma gestão cada vez mais colaborativa, que gere oportunidades para o time interno, que ajude a promover no Escalab um bom local de trabalho e resolva problemas reais do mercado para gerar muito impacto positivo.
Atualmente temos R$ 1.6 M captados em projetos com indústrias! Desenvolvemos ciência, inovação e empreendedorismo conectando as empresas com os pesquisadores de todo o Brasil. Estamos apenas começando. São muitos desafios pela frente.
0 Comments