Mesmo cercado de muitos desafios o último ano também representou força, determinação, união e adaptação. Para o Escalab, 2021 foi de crescimento significativo! Fechamos novos projetos, parcerias e utilizamos novas estratégias estruturais.
Vem com a gente ver o que conquistamos durante até aqui e o que nos espera em 2022!
Projetos e Programas
Ao final de 2020, o Escalab contava com 7 projetos diversificados e com a execução de 2 programas de inovação aberta. Com foco em desenvolvimento sustentável, tratamento de rejeitos, soluções viáveis e conscientes para empresas, movimentamos mais de 1 milhão de reais naquele ano.
Em 2021, o Escalab fechou novos projetos e programas de inovação. Contando com projetos iniciados em anos anteriores, tivemos um total de 14 projetos focados em diversas áreas da indústria, passando pela mineração, siderurgia, alimentos, cosméticos, petrolíferas, automobilísticas e agrícolas, seguindo uma abordagem sustentável. Além de 2 programas de inovação aberta e aceleração de tecnologias.
Em um ano que movimentamos cerca de 1,8 milhão de reais, vale destacar alguns projetos como Biosfera, Bchem, Inocat e os programas Escale-se, com parceria da RHI Magnesita e recursos Fapemig, e Mining Lab Beginnings, em conjunto com a Nexa Resources. Começamos também a implementar estratégias de fidelização para que as parcerias se repitam em novos contratos, seguindo a excelência Escalab.
Parcerias
No último ano também houve espaço para parcerias no ecossistema de inovação. Projetos em conjunto garantiram uma maior aproximação entre o Escalab e o CIT SENAI que, além de nos ceder o espaço físico, agora atua conosco lado a lado. Assim como o FIEMG lab esteve ao nosso lado em programas de inovação aberta com diferentes indústrias, a Biominas se fez presente nessa troca de conhecimentos e realização de mentorias nesses programas. Não podemos deixar de citar ainda a aproximação com o Biotechtown, que recebeu toda a nossa equipe de braços abertos para uma visita técnica.
Todo esse conjunto de ações nos levou a parcerias com experts, como por exemplo a TheLIGHT Innovation, que possui com pesquisadores em rede e soluções organizacionais, e uma aproximação ainda maior com a rede Candonga, que é uma rede de pesquisadores voltados para o setor de mineração.
“Em relação aos projetos que a gente executou em 2021, houve uma
grande evolução principalmente em relação ao mercado. Pela nossa
metodologia olhar muito pros aspectos de EVTE e a visão completa
de mercado, a gente conseguiu direcionar melhor as tecnologias e
até pivotar algumas, direcionando para um outro ramo de melhor
adesão. Um momento marcante do ano, foi em dezembro quando
fechamos projetos com a Fapemig. Foi o maior montante
arrecadado com projetos e parcerias estratégicas. Um deles foi em
parceria com o BHTEC, no qual arrecadamos mais de 1 Milhão de
reais. Vibramos também com os projetos de inovação aberta que
serão renovados, como o projeto com a Nexa.”
Davyston Carvalho Pedersoli
Gestor de Projetos do Escalab
Um novo ciclo
Em 2022, nossas metas são mais ambiciosas. Estamos investindo em mais programas de inovação aberta, fomentando novas parcerias, preparando mais startups para o mercado e nos estruturando cada vez mais como equipe e empresa.
Para atender a essa alta demanda de projetos e com novos conhecimentos sendo adquiridos em nossa jornada, passamos por mudanças e reestruturações internas. Com uma maior organização e conhecimentos em gestão de pessoas, novas medidas foram adotadas, como a estruturação dos setores de comunicação e RH. Estratégias de planejamento, execução e medição da qualidade das atividades exercidas foram implementadas. Sendo assim, podemos oferecer um serviço de maior qualidade seguindo nossa metodologia Escalab. Com novas ferramentas e parcerias, conseguimos nos posicionar mais firmemente como marca e, cada vez mais, ser referência em escalonamento, programas de inovação aberta e realização de EVTE.
Queremos ampliar o espaço físico do Escalab. Pensando em infraestrutura, estamos buscando um novo espaço para colocar novas plantas-piloto, como uma nova planta para processar biodiesel. Nesse novo caminho, uma das parcerias que está sendo bem frutífera, além do SENAI, é o BHTEC – que é o maior parque tecnológico de Belo Horizonte.
“Para 2022 eu espero que a gente consiga alcançar as metas de
2021 que ficaram pendentes e mirar mais alto neste novo ano.
Espero que a gente consiga desenvolver pessoalmente e
profissionalmente, com uma equipe cada vez mais capacitada e
mais profissional, para podermos sempre cumprir expectativas e
surpreender nossos clientes e colaboradores. Além disso, será um
ano para resolver todas as questões estruturais e organizacionais
que vem junto com o crescimento do Escalab, mantendo um bom
fluxo de trabalho.“
Henrique Martins Nogueira
Gerente de P&D
Vem aí um ano com muitas novidades, parcerias, possibilidades e esperamos que você nos acompanhe de perto!
0 Comments