Blog Escalab

Escale-se: Transformando a pesquisa da universidade em uma solução inovadora para o mercado

Escrito por Eduarda Rezende

10/09/2021

No Escalab, o setor de negócios atua na área de empreendedorismo e inovação e tem como um dos pilares a interação entre a universidade e a indústria

Essa conexão entre o conhecimento técnico especializado das universidades e as demandas da indústria é assistida por um time preparado. O objetivo é promover a interação das equipes selecionadas com o mercado, direcionando a validação dos aspectos técnicos e econômicos de suas tecnologias e orientando na escolha do melhor modelo de negócios a ser adotado.

Hoje, um dos nossos principais programas já em execução é o Escale-se. 

O Programa Escale-se surgiu com a intenção de selecionar projetos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de Minas Gerais. Pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do estado puderam participar desta edição, que conta com etapas de pré-aceleração, pré-escalonamento e escalonamento de tecnologias. 

O programa é fruto da parceria entre o Escalab, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT Midas), o hub de inovação da FIEMG (FiemgLab) e a Biominas Brasil. A iniciativa conta ainda com aporte da Fapemig e da RHI Magnesita.

Foram propostos 4 desafios para os interessados: um com tema livre em hard science e outros três propostos pela multinacional. 

As fases de inscrição e seleção já ficaram pra trás e nesse momento o programa se encontra na fase de pré-aceleração. Essa é a etapa em que as 13 equipes selecionadas na modalidade Livre estão empenhadas trabalhando intensamente para desenvolver o melhor modelo de negócio e avaliar os aspectos técnicos da tecnologia. Assim, as melhores colocadas permanecerão no programa e, mais adiante, vão ter a chance de escalonar a proposta. 

Sete equipes selecionadas para os desafios da RHI Magnesita vão trabalhar também para elaborar um plano de trabalho detalhado e, depois, vão direcionar os esforços para validar a solução das demandas da empresa.

Todas as equipes estão sendo acompanhadas com mentorias internas e externas, participam de Talks e recebem feedbacks de suas atividades. Os times do desafio livre estão também apresentando pitch para bancas avaliadoras. O ranking desses times após o primeiro módulo já foi liberado. Já dá pra perceber que essa disputa não será fácil, mas ainda temos várias atividades até o Demoday que acontece no início de novembro.

Ah! Estamos sempre lançando atualizações do programa e fazendo lives sobre inovação aberta, empreendedorismo e negócios de base científica no nosso canal do YouTube. Não deixe de acompanhar o Escale-se também nas redes sociais!

Em breve voltamos para contar mais novidades do Programa.

Até lá!

Escrito por Eduarda Rezende

Bacharela em Química pela UFV e mestranda em Química Inorgânica pela UFMG. Foi contemplada pelo programa Ciência sem Fronteiras para realizar parte de seus estudos nos EUA na University of Georgia. Já trabalhou na na Pif Paf Alimentos S/A como técnica. Atualmente é Coordenadora do Escale-se.

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Talvez também te interesse...

Conheça nossa metodologia:

  • Guia prático de escalonamento de tecnologias:
  • Tópicos de EVTE
  • NDA Padrão