Um conjunto de conceitos para te ajudar no dia a dia do ecossistema de inovação!
Já falamos sobre os principais termos usados em empresas inovadoras e startups – Se não viu a primeira parte do dicionário de ‘startupês’, clique aqui. Agora, nessa nova versão trazemos mais conceitos e definições para ampliar o seu conhecimento quando o assunto for inovação.
Confira o que significam as palavras mais usadas aqui no Escalab e em outras instituições de ciência e tecnologia:
CIT
Os Centros de Inovação Tecnológica são comunidades que recebem pesquisadores, empreendedores, startups ou projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de empresas estabelecidas. São nesses CIT’s que ocorrem estudos, desenvolvimento e parte da produção de produtos ou processos tecnológicos novos no mercado. O Escalab faz parte do CIT SENAI, localizado no bairro Horto, em Belo Horizonte – MG.
EVTE
Um dos parâmetros avaliados ao escalonar uma tecnologia ou processo é o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica. Essa é uma excelente ferramenta de planejamento, pois examina detalhes de um projeto, explicitando recursos técnicos, logística, mão de obra, materiais, entre outros.
Escalonamento
Escalonar é redimensionar uma tecnologia, aumentando da escala laboratorial para a escala industrial. Muitas vezes isso significa aumentar a produção de algum insumo de gramas para toneladas. Para realizar esse processo, são necessários vários estudos, como o EVTE e outros, envolvendo custos, mercado, execução, etc.
CAPital EXpenditure/OPerational EXpenditure
O CAPital EXpenditure (CAPEX) ou despesas de capital são os gastos ou investimentos de uma empresa em bens de capital, como por exemplo a compra de equipamentos, máquinas e materiais.
Já o OPerational EXpenditure (OPEX) ou despesas operacionais são os gastos ou investimentos de uma empresa relacionados a execução. Manutenção, pagamento de salários, serviços de entregas e treinamentos são alguns exemplos.
POC
Prova de conceito (Proof Of Concept) é a ação que demonstra os reais efeitos da tecnologia desenvolvida, ou seja, valida a ideia estudada. Geralmente a POC é aplicada no Produto Mínimo Viável (MVP) e pode ser estruturada em volta de um plano de ação ou até na execução de um protótipo funcional. A POC é importante, pois dá ao desenvolvedor uma chance de ver sua tecnologia numa situação real de mercado com resoluções de problemas e validações práticas.
Planta-piloto
A Planta-piloto é necessária durante o processo de escalonamento e é uma etapa entre o nível de bancada e o nível de planta industrial. Dessa forma, a planta-piloto pode ser definida como uma planta industrial em escala reduzida. É nessa planta que o processo tecnológico é validado na prática, observando as chances de otimização na produção. Os tamanhos delas podem variar, desde sediadas em laboratórios, até em galpões industriais. O Escalab auxilia na elaboração de plantas-piloto e realiza visitas técnicas em locais em que elas já estão em funcionamento para otimizar processos industriais.
E então? O que achou de aprender novos conceitos sobre
inovação e empreendedorismo? Siga-nos em nossas redes
sociais e não perca nenhuma novidade!!
Referências
0 Comments
Trackbacks/Pingbacks