No Escalab, o setor de negócios atua na área de empreendedorismo e inovação e tem como um dos pilares a interação entre a universidade e a indústria
Essa conexão entre o conhecimento técnico especializado das universidades e as demandas da indústria é assistida por um time preparado. O objetivo é promover a interação das equipes selecionadas com o mercado, direcionando a validação dos aspectos técnicos e econômicos de suas tecnologias e orientando na escolha do melhor modelo de negócios a ser adotado.
Hoje, um dos nossos principais programas já em execução é o Escale-se.
O Programa Escale-se surgiu com a intenção de selecionar projetos de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de Minas Gerais. Pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do estado puderam participar desta edição, que conta com etapas de pré-aceleração, pré-escalonamento e escalonamento de tecnologias.
O programa é fruto da parceria entre o Escalab, vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT Midas), o hub de inovação da FIEMG (FiemgLab) e a Biominas Brasil. A iniciativa conta ainda com aporte da Fapemig e da RHI Magnesita.
Foram propostos 4 desafios para os interessados: um com tema livre em hard science e outros três propostos pela multinacional.
As fases de inscrição e seleção já ficaram pra trás e nesse momento o programa se encontra na fase de pré-aceleração. Essa é a etapa em que as 13 equipes selecionadas na modalidade Livre estão empenhadas trabalhando intensamente para desenvolver o melhor modelo de negócio e avaliar os aspectos técnicos da tecnologia. Assim, as melhores colocadas permanecerão no programa e, mais adiante, vão ter a chance de escalonar a proposta.
Sete equipes selecionadas para os desafios da RHI Magnesita vão trabalhar também para elaborar um plano de trabalho detalhado e, depois, vão direcionar os esforços para validar a solução das demandas da empresa.
Todas as equipes estão sendo acompanhadas com mentorias internas e externas, participam de Talks e recebem feedbacks de suas atividades. Os times do desafio livre estão também apresentando pitch para bancas avaliadoras. O ranking desses times após o primeiro módulo já foi liberado. Já dá pra perceber que essa disputa não será fácil, mas ainda temos várias atividades até o Demoday que acontece no início de novembro.
Ah! Estamos sempre lançando atualizações do programa e fazendo lives sobre inovação aberta, empreendedorismo e negócios de base científica no nosso canal do YouTube. Não deixe de acompanhar o Escale-se também nas redes sociais!
Em breve voltamos para contar mais novidades do Programa.
Até lá!
0 Comments