Blog Escalab

Conheça o Escalab: espaço, metodologia e equipe para escalonamento de tecnologias

Escrito por Jorge Filipe

23/07/2021

Nosso centro de escalonamento está crescendo e pode te ajudar a fazer inovação na prática

Criado em novembro de 2018, o Escalab surge do INCT Midas com a missão de conectar o ecossistema de inovação, viabilizando a inserção de tecnologias da academia e da indústria no mercado. Tudo isso por meio de modelagens de negócio e escalonamento. 

O espaço físico do Escalab, de 285 m², foi construído em outubro daquele ano após fechar uma parceria com o SENAI/MG. Estamos no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) da instituição, no bairro Horto, em Belo Horizonte (MG). No local, é possível realizar os processos de escalonamento, ou seja, expandir uma tecnologia do nível de bancada para o nível industrial. Para isso, seguimos uma metodologia que vai desde o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) até as Provas de Conceito (POC’s).

Visão externa do Escalab, localizado no CIT-SENAI

Ao se deparar com uma nova ideia ou tecnologia inventiva, fazemos um processo de mapeamento tecnológico e EVTE. Esses estudos nos fornecem dados de um projeto, destacando recursos técnicos, logística, mão de obra, materiais e outros parâmetros. A partir disso, é feito todo o planejamento de como seguir com o escalonamento de forma que seja produzida uma ação inicial ou um primeiro protótipo, o que chamamos de provas de conceito. Após essa POC, o processo é completamente validado e então é feito seu escalonamento final para escala industrial.

Nesse processo sempre existem desafios, geralmente ligados ao conhecimento necessário para fazê-lo. Nas etapas de planejamento é preciso ter habilidades com avaliação tecnológica, paralelo ao desenvolvimento de parcerias estratégicas e inteligência de mercado. Já nas etapas de execução, saber desenvolver operações unitárias e reajuste de escala é fundamental, assim como conhecimento em engenharia química, vendas e finanças.

Qual o nosso diferencial?

O Escalab possui metodologia própria e quatro baias equipadas com redes elétrica e hidráulica para escalonar diferentes tecnologias em Hard Science. Além disso, oferecemos serviços de EVTE em diferentes estágios tecnológicos para um detalhamento completo da tecnologia estudada. 

Baias de Escalonamento

Conheça nossa metodologia:

Guia prático de escalonamento de tecnologias

Tópicos de EVTE

NDA Padrão

Cases

O Escalab tem em seu portfólio vários projetos, tanto encerrados, quanto em andamento. Se tratando dos encerrados, podemos citar os projetos Belocal, Bioneed, Inocat e MinerAll.

Conheça mais sobre cada um deles:

  • O projeto Belocal foi uma parceria com a ArcelorMittal focado na otimização e manuseio de processos com licor amoniacal. 
  • Já o Bioneed teve como objetivo a produção de um novo produto capaz de tratar resíduos de petróleo. 
  • Em parceria com a empresa Inocat, este projeto visa a produção de um catalisador automotivo que além de reduzir a emissão de gases poluentes, seja um produto de valor comercial. 
  • E por fim, o desafio MinerAll lançado em parceria com a Samarco que gerou startups com soluções sustentáveis de como utilizar o rejeito de mineração como matéria prima em diferentes processos. 

Na página de projetos em andamento, temos o Bchem, Bioesfera, Fertiliza, GreenGraph, Kehide Nature, Mahle, Recicle13, Zaoki, Iara, programa Mining Lab Beginnings – edição Jarosita e Programa Escale-se.

Reator do projeto Bchem

Desses, podemos destacar alguns:

  • A Bchem Solutions é uma startup em estágio de maturidade avançada incubada no Escalab. A empresa fechou recentemente uma parceria com a McDonald’s para produção de biocombustível a partir de óleos residuais.
  • Vale a pena citar também o Escale-se, um programa de inovação aberta com recursos da RHI Magnesita e da Fapemig. Lançamos 4 desafios, sendo três propostos pela multinacional e um livre em hard science. O intuito desse projeto é aproximar as pesquisas acadêmicas e o mercado, fazer o escalonamento da proposta vencedora e, eventualmente, incubar startups geradas durante o desafio. 
  • Importante lembrar ainda da startup Iara que está desenvolvendo protótipos para purificação de águas contaminadas com metais pesados, com atual foco em comunidades ribeirinhas de Minas Gerais. Após ganhar o edital Rio Doce, a empresa recebeu mais de R$100.000,00 em investimentos para a validação do protótipo piloto final. 

Hoje o Escalab é constituído por uma gama de profissionais capacitados que vão desde alunos de graduação, a mestres, doutores e professores. Esses profissionais compartilham dos nossos valores: proatividade, colaboração, inovação e empreendedorismo. Assim, o Escalab está dividido em 9 setores, sendo eles: Comercial; Comunicação; Escalonamento; Gestão; Negócios; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); Projetos; Recursos Humanos e Viabilidade. Atualmente, o Escalab se conecta com um gama de idealizadores e parceiros do ecossistema de inovação para um processo completo e eficiente. 

O que vem por aí…

Além de continuar expandindo cada vez mais, caminhamos para ser o centro brasileiro referência para escalonamento e modelagens de negócios em tecnologias Hard Science até 2023. 

Já pensou em escalonar sua ideia ou tecnologia com todo o apoio necessário? Sua empresa tem uma demanda de inovação e quer se aproximar das Universidades? Que tal lançar um programa de inovação aberta com a gente?

Entre em contato e descubra o que o Escalab pode fazer por você!

Escrito por Jorge Filipe

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto Bchem – A estrada para transformar óleo residual em biodiesel | Escalab - […] Escalab possui metodologia própria, para resolver o problema da acidez dos óleos e gorduras residuais, e dispõe de uma…
  2. Os desafios da inovação em Hard Science | Escalab - […] com tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa. Oferecemos infraestrutura e metodologia com entregas claras e bem definidas,…

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Talvez também te interesse...

Conheça nossa metodologia:

  • Guia prático de escalonamento de tecnologias:
  • Tópicos de EVTE
  • NDA Padrão