Blog Escalab

Os desafios da inovação em Hard Science

Escrito por Comunicação

03/09/2021

Validação, espaço físico e o processo de escalonamento de tecnologias são os principais obstáculos

A área de Hard Science, que engloba a ciência ‘dura’ como química, física, engenharias e outras, possui um processo diferente de desenvolvimento tecnológico e amadurecimento de produto.  Ela apresenta problemas complexos e soluções que precisam de validações além da escala laboratorial (g/mg). É necessário produzir em maior escala (kg/Ton/L) para comprovar a viabilidade do investimento.  

Existem diversas formas de escalonar seu projeto com o time do Escalab. Mas, antes de te contar sobre nossos serviços, queremos te mostrar quais são as vantagens de trabalhar com a gente.

Vem ver!

Imagine que você tenha um problema e precise de uma solução tecnológica para resolvê-lo. Pode ser uma ideia, uma rota química, física ou da engenharia que aumente a eficiência de algum processo, crie de um novo produto, transforme rejeitos em produtos de valor agregado ou valide novas aplicações para um produto já existente.

Para colocar essa demanda em prática você provavelmente teria que abrir um espaço físico para fazer testes com instalações elétricas e hidráulicas, obter liberações de segurança e ambientais Uma outra opção é parar todo o seu processo de produção por alguns dias ou semanas para validação. 

Qual o custo envolvido em tudo isso? E os riscos? 

Investir em inovação certamente envolve riscos, afinal estamos falando de desenvolver novas soluções para processos complexos e que precisam gerar impactos ambiental, social e econômico positivos.  Além disso, é necessário ter equipe, conexões, levantamentos e estudos profundos de aspectos técnicos – eficiência, escala de produção, provas de conceito e pilotos – e econômicos – CAPEX, OPEX, logística, tamanho de mercado, concorrentes, entre outros. 

O Escalab pode te ajudar! Trabalhamos para conectar as demandas das empresas com tecnologias desenvolvidas nas universidades e centros de pesquisa. Oferecemos infraestrutura e metodologia com entregas claras e bem definidas, traduzindo a linguagem do acadêmico para a indústria. 

Por meio de parceria com o CIT SENAI e com a UFMG, buscamos diversos mercados, como mineração, energia, tintas, cosméticos, agricultura, química, alimentos e bebidas, novos materiais, e mais. Visamos desenvolver soluções técnica e economicamente viáveis ligadas à sustentabilidade através dos serviços: 

Para empresas

Sua empresa pode ter um programa em inovação para desenvolvimento de novos negócios ou transferência de tecnologia.

Oferecemos, nesse caso, um programa de conexão da sua marca com as universidades. 

Publicamos um edital de seleção e, com um plano de comunicação, divulgamos seus desafios para prospectar soluções que estão nas instituições de ensino com alunos e grupos de pesquisa. Selecionamos as ideias com maior potencial e começamos o programa. Durante o projeto, disponibilizamos conteúdos, atividades, mentorias e bancas de avaliação para criarmos, juntos, novas startups. Em cada etapa do programa são definidas entregas que podem ir desde as primeiras modelagens de negócios e validação em laboratório até o desenvolvimento de plantas-piloto e provas de conceito com clientes reais de mercado. 

Conheça os cases: MinerALL com a Samarco, Mining Lab Beginnings com a Nexa Resources e Escale-se com a RHI Magnesita e Fapemig

Sua empresa pode desenvolver soluções junto com um time de gestão e pesquisadores especialistas para resolver um problema e/ou ampliar seu portfólio de produtos

Se você busca desenvolver um novo processo ou produto para a sua empresa, podemos montar juntos um time de inovação ESCALAB – EMPRESA dentro do nosso espaço. Nosso time, então, vai para o laboratório, para a planta-piloto ou vai realizar pesquisas – de mercado ou na literatura – para executar o projeto. Tudo vai depender do nível de maturidade das alternativas, do tamanho do problema e das soluções que já foram testadas anteriormente. 

A ideia aqui é localizar o desafio que você tem no estágio de maturidade ideal dentro da nossa metodologia. 

Podemos começar prospectando soluções já desenvolvidas, consultando na literatura, bancos de artigos e patentes ou na nossa rede de pesquisadores. Ao final, entregamos a você uma matriz comparativa com todas as rotas encontradas posicionadas de forma estratégica. Dessa forma, a sua empresa pode decidir quais são as soluções mais atraentes e que apresentem as maiores chances de sucesso. Em seguida, validamos em laboratório, com insumos comerciais, otimizamos o processo e produzimos alguns kg/L do produto desejado para testes com parceiros. 

O passo seguinte é o levantamento de todos os equipamentos, fornecedores, custos e riscos envolvidos para a construção de uma planta-piloto para validação em maior escala. Essa planta pode ser produzida no Escalab, no espaço de algum parceiro ou dentro da sua empresa. É nessa etapa que teremos todas as informações e desenhos técnicos para a construção. Assim, o último passo é construí-la, colocá-la em operação, otimizá-la e ter quilogramas ou toneladas de produtos para testes. 

A divisão da metodologia em gates de decisão é crucial para diminuição dos riscos ao longo do processo. Com projetos de curto prazo e baixo custo podemos entregar resultados concretos que indicam se vale a pena ou não continuar o investimento. Outro ponto positivo é a liberdade em pular etapas de acordo com a maturidade do que queremos trabalhar. 

Para alunos, professores, técnicos,  pesquisadores acadêmicos e STARTUPS

Existe uma comunidade imensa de pesquisadores com as mais diversas competências espalhada nas universidades do Brasil. Se você é um deles, queremos alavancar suas pesquisas! Nosso time pode trabalhar junto com você de duas formas: 

Oferecemos a participação nos nossos programas de inovação e empreendedorismo.

Esses programas são lançados a partir de um edital e possuem uma empresa ou órgão público parceiro. Neles você encontrará conteúdos de empreendedorismo e escalonamento, mentorias, bancas de avaliação, conexões com o mercado e com o ecossistema de inovação para transformar sua pesquisa em seu próprio negócio. 

Você já pode se aproximar desses temas! Muitos conteúdos estão no nosso canal do youtube e você pode acessar.

Fique por dentro também dos novos lançamentos nas nossas redes sociais e na sua caixa de e-mail, enviamos sempre para todos os institutos, departamentos e coordenações de várias universidades por todo o país! 

Você também pode fazer parte do nosso banco de pesquisadores especialistas!

Em todos os projetos com empresas montamos um time técnico e de inovação que vai executar as entregas combinadas. A partir do momento em que identificamos o desafio junto da empresa, buscamos nos nossos contatos pesquisadores que possuem experiência ou tecnologias sobre o tema para fazer parte da equipe! Atualmente, trabalhamos em conjunto com duas redes de pesquisadores parceiros: o INCT Midas e a rede Candongas. Elas se beneficiam diretamente das parcerias geradas pelo Escalab. Sua startup também pode ser apresentada por nós à empresas interessadas. Entre em contato com nosso time para fazer parte! 

Por fim, se você possui recursos de algum edital público ou investidor.

Parabéns! Com esses podemos oferecer os nossos serviços de aluguel do espaço físico, testes em laboratório, projeto de escalonamento e prospecção de parcerias. Entre em contato com nosso time. Teremos o maior prazer em ouvir os seus desafios! 

O Escalab possui 20 meses de mercado e conseguimos atrair R$1.6M em projetos de inovação com indústrias! Captamos mais de meio milhão em editais de fomento onde conseguimos encontrar recursos junto com você para gerar inovação!

clientes e parceiros

Escrito por Comunicação

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Em Soft ou Hard Science a inovação é o futuro para grandes empresas | Escalab - […] Saiba como o Escalab pode te ajudar aqui. […]

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Talvez também te interesse...

Conheça nossa metodologia:

  • Guia prático de escalonamento de tecnologias:
  • Tópicos de EVTE
  • NDA Padrão